[Resenha] "Depois de Auschwitz" - Eva Schloss

0 comentários


Se tem uma parte da história mundial que me encuca e interessa, é a Segunda Guerra Mundial. Não sei por quê, mas me fascina ler os relatos. E óbvio, uma das figuras mais famosas (se não a mais) dessa Guerra é Anne Frank.
Nada tenho contra ela, inclusive curto o livro e tal, mas formou—se um laço que, todo mundo quê resolve escrever sobre a Guerra, está tentando "alcançar sucesso pelos restos de Anne". E é o que rola nesse livro.

Eva foi só colega de prédio de Anne, e de turma também. Mas a chamada do livro diz que é o "relato da irmã de Anne que sobreviveu". 
Me dá uma raiva dessas coisas! Eva deixou muito claro em "Depois de Auschwitz" que não tinha pretensão alguma de vincular sua vida com a da amiga. Sim, elas se conheceram, foram amigas e o pai de Anne casou—se com sua mãe, ela.ainda hoje cuida dos interesses do museu da irmã póstuma. Fim. O livro conta as memórias de Eva quanto a uma das piores formas de destruir o ser humano. Não é um livro sobre Anne e sim sobre ela, Eva.

Bom, mimimi a parte, o livro surpreendeu pela riqueza dos detalhes e pela abordagem familiar. Às vezes me via pensando que era um conto fictício, mas então vinha o balde de água fria. É o tipo de coisa que faz você refletir, no final. O Nazismo ainda existe, e não só são considerados nazistas aqueles que batem no peito pra proclamar que é. Julgo nazista todo babaca idiota preconceituoso, com religião, cor, status, preferência sexual... E Eva é categórica ao conectar passado e presente de forma direta porém sem assustar.
A perda do pai e do irmão, dos amigos, a teimosia juvenil, os problemas de ter a adolescência sendo arrancada por causa de um idiota que dizia "revolucionar o mundo" com suas atrocidades.... tudo relatado minuciosamente por uma senhorinha de oitenta, noventa anos, de forma avassaladora pra quem tem coração fraco.

Vale muito a pena ler. 


0 comentários:

Postar um comentário